Páginas

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Transportes em Bangkok

Ao escolher o meio de locomoção mais adequado ao seu custo/benefício em Bangkok, é importante ter algumas coisas em mente.


Todos os táxis possuem taxímetro e, não sei explicar como nem porque, mas reparei que o taxímetro deles funciona de uma forma diferente e completamente justa para o cliente. Sempre estive acostumada aos taxímetros de Santos e São Paulo onde você pode ficar meia hora parada em um congestionamento e a cada meio minuto o valor muda subindo absurdamente. Em Bangkok isso não acontece. O taxímetro muda o valor somente quando o veículo está em movimento. Quando o veículo está parado no semáforo ou em qualquer congestionamento, não sei dizer porque, mas o taxímetro pára e o valor permanece o mesmo, só voltando a aumentar quando o veículo torna a se movimentar, independente de quanto tempo ele ficar parado. Para nós isso é fantástico, porém para os taxistas tailandeses é um martírio, pois o trânsito caótico de Bangkok não fica nem um pouco atrás da confusão que presenciamos diariamente em São Paulo, nos horários de pico. Aliás, sempre que você tiver que chegar a algum lugar em Bangkok e tenha hora marcada, reserve pelo menos meia hora a mais do tempo estimado, pois como eu disse e repito, Bangkok é uma caixinha de surpresas, em absolutamente tudo! Não foi à toa que eu entrei no primeiro táxi e já caí na gargalhada sozinha ao me deparar com o aviso de proibição abaixo. hahaha





Desta forma, muitos taxistas se recusam a ligar o taxímetro e tentam negociar com você um preço fechado, que sempre vai ser no mínimo o triplo do que você pagaria com o taxímetro ligado. Por isso, eu aceitei corridas com preço fechado somente em situações extremas em que eu realmente não tinha opção, estava com muita pressa ou passando algum perrengue. Um exemplo foi no aeroporto, logo que cheguei em Bangkok. Após algumas negociações, fechamos por 750 baht um taxi para 3 pessoas que nos levou do aeroporto de suvarnabhumi até a Kao San Road (250 baht pra cada, algo em torno de 8U$). Aceitei o preço fechado porque havia conseguido duas pessoas para dividir o valor da corrida, e tinha pressa para chegar ao hostel, deixar a mochila e seguir para a ancient city, pois do contrário não poderia ir nos outros dias. Fora isso, exija o taximetro ligado. Se o taxista for estranho, nada simpático ou você não for com a cara dele, mude para outro, não ignore seus instintos. Após 3 ou 4 tentativas você achará algum que aceite prestar o serviço da maneira correta.


Quanto ao famoso tuk-tuk, o mesmo não possui taxímetro e é sempre com preço fechado, que com certeza será sempre mais caro que o valor de um taxi com taxímetro ligado. O preço fechado do tuk-tuk só vale a pena quando você não está sozinho e tem alguém para dividir os gastos, dependendo da distância do lugar em que você precisa chegar, podendo então valer mais a pena que o taxi. Ainda assim, me vi obrigada a pegar tuk-tuk algumas vezes em Bangkok, mais uma vez pela falta de opção, pressa, perrengue ou para andar aquelas distâncias curtas para se percorrer de carro, porém longas para andar debaixo do sol e com uma mochila pesada nas costas, quando os taxis convencionais se recusam a pegar a corrida (na Tailândia é assim, primeiro você diz pra onde vai, se for muito perto o taxista muitas vezes diz não e se recusa a te levar, é aí que o tuk-tuk te salva! rs).

                                                              (Tuk tuk me salvando)

 Ouvi muitos relatos de que a melhor forma de locomoção na capital da Tailândia seria por trem, porém para mim o mesmo não foi muito viável. Primeiro porque os 3 primeiros dias que estive por lá fiquei hospedada num hostel próximo a Kao San Road, rua famosa pelo fluxo de turistas de todo mundo que ali circulam diariamente. E o Skytrain não chega até a região da Kao San. Então, acabei usando taxi convencional e tuk-tuk mesmo. Porém, se você pretende se hospedar na região central de Bangkok, vale tentar utilizar o trem, pois ao que me informei, o valor da passagem é bem barato, algo em torno de 20 baht (menos de 1 dólar!).


Não deixe de utilizar o ferry ou barquinho que transporta as pessoas pelo Chao Phraya river, nem que seja só pelo passeio. Não lembro o valor mas é baratíssimo! Salvo engano, mais barato que o skytrain. Reservei um dia para andar sem rumo em Bangkok, peguei o barco na frente do Wat Arun, e fui parar em China Town. É um bairro que consegue ser ainda mais confuso do que o resto de Bangkok, porém foi lá que tomei um shake de lichia com blueberry muito bom, e o passeio por si só pelo rio vale a experiência, além de poder tirar fotos estratégicas do Wat Arun e do Lebua State Tower (O bar que fica na cobertura do hotel Lebua, onde ocorreram gravações do filme Se beber não case II).


(Wat Arun de fundo)

 (Lebua - Sky bar)
  
OBS.: A grande maioria dos taxistas de Bangkok mal falam inglês. Portanto, não é raro você pedir para te levarem a algum lugar, mesmo mostrando o endereço na tela do seu smartphone, e ainda assim eles não entenderem ou fingirem que sabem onde fica esse lugar, e te levarem pra outro completamente diferente. Assim como os funcionários do barquinho e ferry. Pedi para me indicarem uma estação e me mandaram descer em outra completamente diferente (China Town). Vá de espírito preparado, pois a comunicação em toda a Tailândia realmente não é algo muito fácil e na maioria das vezes será um jogo de adivinhação mesmo para quem domina o inglês. Não se estresse e não crie confusão pois só vai piorar as coisas. Se acontecer isso, desça do veículo e procure outro que consiga entender melhor inglês e que você sinta confiança de que ele realmente entendeu e sabe onde fica o lugar para onde você deseja ir.



 Espero ter ajudado,

 Abraço.




Nenhum comentário:

Postar um comentário